Acervo da Comissão Construtora da Nova Capital de Minas Gerais

A Comissão Construtora da Nova Capital era chefiada pelo engenheiro Aarão Reis e compunha-se de uma equipe de engenheiros, arquitetos e urbanistas, cujos trabalhos estenderam-se entre os anos de 1894 e 1897, data da inauguração da cidade.

Seu acervo é bem conhecido por historiadores que pesquisam temas referentes ao desenvolvimento da cidade nos termos urbanístico, político, social e cultural. Muitos trabalhos interessantes foram produzidos com as fontes que o acervo oferece.

Hoje uma parte grande da documentação preservada e digitalizada entre 2001 e 2004 está disponível on line no portal http://www.comissaoconstrutora.pbh.gov.br/ e conta com um sistema de busca próprio que oferece aos pesquisadores, estudantes e público em geral acesso a todo o acervo documental gerado pela Comissão criada pelo governo de Minas Gerais, Brasil, em fins do século XIX, para planejar e construir a capital Belo Horizonte.

Aqui você também pode conferir a transcrição de um documento que consegui através da ferramenta de busca. Trata-se de uma carta enviada à Comissão Construtora da Nova Capital questionando as desapropriações do terreno usado na construção da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s